Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

União municipal para combater à violência contra a mulher

Contagem propôs um levantamento geral, na forma de diagnóstico, para desenvolver um indicador e entender problema de cada cidade

Elias Ramos

Representantes da Prefeitura de Contagem participaram da 10ª Assembleia Geral do Consórcio Mulheres das Gerais

Representantes da Prefeitura de Contagem participaram, na manhã desta quinta-feira (14), da 10ª Assembleia Geral do Consórcio Mulheres das Gerais ocorrido na Escola de Formação do Servidor Público Municipal de Betim, Professor Cleno Vicente Ramalho, na sede da Prefeitura de Betim. 

Durante a reunião, a cidade de Santa Luzia passou a ser o 10º município a aderir ao protocolo de intenções criado pelas prefeituras de Contagem, Betim, Belo Horizonte e Sabará. O prefeito de Betim e presidente do Consórcio Mulheres das Gerais, Vittorio Medioli, afirmou que a adesão de mais um município possibilita fomentar os trabalhos desenvolvidos e ajudar um número cada vez maior de mulheres vítimas de violência.  “É necessário debater sobre assuntos delicados, principalmente os que envolvem a violência contra a mulher. O fato dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte unirem esforços possibilita que as ações sejam mais eficazes e qualificadas”, reforça. 

O Presidente também destacou que a presença de Contagem é fundamental, “Contagem é o 2º maior município em população que participa deste consórcio, além de ser uma honra receber seus representantes, nos dá força para enfrentar os desafios e buscarmos soluções”.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Rodnei Ferreira afirmou que há uma necessidade urgente de ampliar o combate ao machismo.  “A cultura do machismo, que considera a mulher uma propriedade, é cruel e deve ser banida. Precisamos fortalecer, dia a dia, as políticas públicas para mulheres. O ciclo de violência contra as mulheres precisa ser quebrado”.

O chefe de gabinete Sérgio Mendes, representou o prefeito Alex de Freitas e ressaltou que preservar o direito das mulheres e promover políticas públicas são prioridades da gestão. “Contagem formalizou um comitê interinstitucional de enfrentamento à violência contra a mulher por meio do decreto 036, no dia 8 de março de 2017. O objetivo é dar atenção especializada e diminuir o índice de violência na cidade. Estamos à disposição para que seja feita uma reunião na nossa cidade para discutirmos está questão”, afirma. 

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Gê Nogueira, destacou a importância do fortalecimento do Consórcio. “É muito importante participarmos do Consórcio Mulheres das Gerais, pioneiro no Brasil. Dez cidades de Minas Gerais estão fortalecidas e trabalhando no desafio de enfrentamento da violência contra a mulher. Desta forma passaremos a integrar um projeto Internacional que é a Plataforma 50-50 da ONU Mulheres. Sabemos a importância de levantarmos um diagnóstico desta violência em nossa cidade, o que proporcionará um trabalho mais efetivo”, disse. 

A Prefeitura de Contagem também propôs que seja feito um levantamento geral nos municípios participantes para desenvolver indicadores, para entender como melhor trabalhar o enfrentamento da Violência contra Mulher em cada cidade.

O Consórcio Mulheres da Gerais, começou em 2007 e conta com o apoio do Ministério das Cidades e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Participam do Consórcio as seguintes cidades:  Contagem, Belo Horizonte, Betim, Sabará, Lagoa Santa, Itabira, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Raposos e Santa Luzia.

Além dos citados, também esteve presente ao evento, representando a Prefeitura de Contagem, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Luzia Ferreira.  

Espaço Bem Me Quero 

Em Contagem, faz parte da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, que faz a gestão de um espaço privilegiado para acolhimento, orientação e encaminhamento das mulheres em situação de violência doméstica, contando com uma equipe multidisciplinar, com técnicas especializadas para ouvir a demanda de cada uma das usuárias.

Este centro é o Espaço Bem Me Quero, situado a rua José Carlos Camargos, 218 – Centro / Contagem - Telefone 3398-9929.

   

REPÓRTER: Nayara Vianna   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos    

PUBLICAÇÃO: 14/12/2017 16:01:41

Assembléia Consórcio Mulheres das Gerais