Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Conheça as ações de limpeza urbana desenvolvidas na cidade

Prefeitura presta diversos serviços como coleta, capina, varrição, além de informar comunidade e disponibilizar Ecopontos

Rafael DSouza

Equipes de mobilização vão de porta em porta para levar informações sobre os diversos temas ligados a limpeza urbana

O lixo doméstico pode se tornar um grande problema se não for tratado da forma correta. Com o objetivo de orientar a população, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Limpeza Urbana, desenvolve atividades que incentivam a coleta adequada de resíduos. Uma das medidas mais importantes é o munícipe colocar o lixo para recolhimento somente nos dias e no horário mais próximo que o caminhão coletor passa na região. Essa orientação merece destaque, porque o resíduo deixado em dias e horários inadequados pode propiciar sua dispersão na via, por meio das chuvas ou por animais. Entre as consequências podemos citar: mau cheiro, obstrução das bocas de lobo, atração de mosquitos, proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti, além da poluição visual. 

O Departamento de Limpeza Urbana presta diversos serviços para a população, como a remoção de materiais inservíveis de locais inadequados, varrição, capina, além de disponibilizar os Ecopontos, locais adequados para descarte de entulho, móveis quebrados, pneus, podas de árvores, entre outros materiais. Um dos desafios são os diversos pontos de descarte irregular pela cidade.

Thamires Diogo Ferreira, gerente de Mobilização Social da Secretaria-Adjunta de Limpeza Urbana, ressalta que o setor se empenha para fazer a limpeza, porém é de extrema importância a conscientização da população de que existem os locais corretos para descarte dos rejeitos. “Temos um grupo de mobilização que atua pelas ruas do município fornecendo materiais educativos e dando orientações aos moradores sobre o descarte correto do lixo e informando as ações da prefeitura. O retorno da população é positivo e muitas pessoas consideram que este ‘bate-papo’ com os moradores é um importante meio de comunicação e contribui para a conscientização”, disse. 

Algumas dicas são importantes e podem colaborar com o trabalho da equipe de limpeza. Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas; embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes; proteja o vidros, agulhas e materiais cortantes e pressione as tampas das latas para dentro. Pilhas, baterias e lâmpadas devem ter destinação especial. Não queime o lixo, pois é uma prática proibida; o descarte seringas e outros materiais de saúde utilizados por pacientes no ambiente domiciliar que ofereçam riscos de contaminação ou de acidentes devem ser destinados de forma adequada para as unidades de saúde. 

Ecopontos (Clique aqui e confira os endereços)

Conheça os Ecopontos do município e faça sua parte. São 27 espalhados na cidade e a meta é criar novos. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50. O volume máximo recebido por pessoa é o equivalente a uma carroceria de caminhonete. Não são aceitas quantidades transportadas em caminhões. Nos Ecopontos estão disponíveis caçambas e rampas de acesso para facilitar o descarte dos detritos. Em seguida, os materiais recolhidos são encaminhados ao aterro sanitário.

O que pode ser descartado no Ecoponto:

- Móveis velhos;
- Pneus;
- Pequenas quantidades de entulho, restos de construção;
- Podas e galhos de árvores.

Além do caminhão de coleta e dos Ecopontos, Contagem tem vários serviços de limpeza urbana: 

• Agentes comunitários de limpeza: os agentes orientam os moradores e recolhem o lixo onde os caminhões de coleta não têm acesso;
• Limpeza das regionais: recolhimento de lixo e entulho em pontos irregulares;
• Fiscalização: os fiscais identificam possíveis infrações, fazem a conscientização e, se necessário, aplicam notificações;
• Capina: A capina dos espaços públicos segue um cronograma mensal para atender todas as regionais, mas o cidadão também pode solicitar o serviço pela regional ou pelo telefone 0800 283 1225.

Clique aqui e consulte a Lei 188 que dispõe sobre a política e as diretrizes da Limpeza no Município de Contagem. Para denúncias ou mais informações ligue: 0800 283 1225. 

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Rafael DSouza   

PUBLICAÇÃO: 01/03/2018 16:40:04