Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Em breve, Distrito Industrial Juventino Dias será municipalizado

Assunto foi tratado pelo prefeito durante reunião na sede Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)

Cassio Matias

Diretor-presidente da Codemig salientou que o objetivo do Governo do Estado é repassar para todos os municípios a gestão dos distritos industriais

O Distrito Industrial Juventino Dias, primeiro parque industrial do país, localizado na Cidade Industrial, está prestes a ser municipalizado. Em reunião promovida na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na quarta-feira (9), com o prefeito Alex de Freitas, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela e o diretor-presidente da Codemig,  Marco Antônio Castello Branco, foi solicitado pela equipe da Prefeitura de Contagem a retomada das ações necessárias para selar um convênio em que a administração municipal passe a ser responsável pela gestão do Distrito Juventino Dias. 

O prefeito afirmou que medidas que visem o desenvolvimento econômico da cidade são prioridades para o governo e a municipalização do Juventino Dias é uma delas. “ Com a municipalização e o trabalho de revitalização que já vem sendo feito nesta gestão nos distritos industriais e  polos econômicos, a prefeitura além de promover a aproximação com o setor empresarial, incentiva a permanência de empresas em Contagem e atrai novos empreendimentos para o município”, disse. 

Marco Antônio Castello Branco, salientou que o objetivo do governo do Estado é repassar para todos os municípios a gestão dos distritos industriais, principalmente aqueles mais consolidados, que é o caso do Juventino Dias, sem abrir mão de trabalhar em parceria. “Preparamos um kit municipalização. Fizemos o geoprocessamento das informações, todos os documentos da história de cada região foi digitalizado para entregar ao município e cartório. Dos 53 Distritos Industriais do Estado, 15 são prioritários e Contagem é o número 1. Algumas das principais necessidades são em relação a governança, regularização de licenciamento, correção ou regularização das ocupações irregulares, levantamento sobre as condições de competitividade das empresas e estamos terminando o levantamento de infraestrutura, que é uma grande demanda do Juventino Dias, principalmente em relação a segurança”, ressaltou Castello Branco. 

Segundo René Vilela, a partir do programa de revitalização, a atual gestão elaborou um plano integrado de revitalização dos distritos. As primeiras ações abrangem a área de segurança, que é uma prioridade relatada pelos empresários.  “Com o município administrando o Distrito Industrial, o empresário terá menos burocracia, por exemplo, em relação a compra e venda de um terreno para instalar sua empresa no local.  O nosso objetivo com a municipalização é mudar a realidade das empresas, propiciando mais transparência, desburocratização dos processos e melhorias de infraestrutura das vias. Todas as ações que veem sendo adotadas para o desenvolvimento das áreas industriais da cidade, representam um somatório de medidas que irão gerar um portfólio qualificado para Contagem voltar a atrair empresas”, apontou. 

before

Prefeito afirmou que medidas para o desenvolvimento econômico da cidade são prioridades

 O próximo passo será a celebração do termo de cooperação entre a Prefeitura de Contagem e o governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig. 

Na oportunidade, também foram discutidas possíveis parcerias público-privadas, de incentivo à inovação tecnológica e que fomentem o desenvolvimento econômico de Contagem. 

Revitalização do distrito

Um plano de ação completo para a revitalização do Juventino Dias foi elaborado pelo Instituto Euvaldo Lodi ( IEl/ Fiemg) em parceria com a Codemig.  O objetivo é  adequar a infraestrutura do distrito, aumentar sua atratividade, promover competitividade industrial e estruturar um ambiente de cooperação.  O plano de ação reúne 50 propostas de ações para o distrito, orientadas principalmente pelos próprios empresários que dele fazem parte. A Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) coordenará a execução de um plano integrado de ações municipais que será apresentado à Codemig, visando garantir uma parcela dos recursos destinados para revitalização e modernização dos distritos geridos por ela. 

A modernização do Distrito Industrial Juventino Dias é necessária, pois as condições existentes no momento de sua implantação, durante a década de 1940, se alteraram, bem como o perfil da indústria.  A missão do plano de revitalização é propor a organização de um novo e moderno distrito.  Os desafios para a implantação desse plano são:  criar uma associação para representar as indústrias do distrito, estabelecer a governança, priorizar ações de melhoria e implementar o sistema de gestão de ações e iniciar a execução dessas ações.

Informações  sobre do Distrito Industrial Juventino Dias

Primeiro Distrito  Industrial  do Brasil 

Fundação: 1941 

Inauguração: 1946

Regional: Industrial

Gestão: Estadual - Codemig

Área total: 4.741.854,00m²

Área industrial: 1.162.194,00m²

N° de indústrias: 177 (CNPJs) / 105 (+ de 1 empregado)

N° de estabelecimentos: 1.190 (CNPJs) / 691 (+ de 1 empregado)

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 10/08/2017 17:21:10