Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Novo espaço facilita marcação de consultas

Área inaugurada no Centro de Autorização de Procedimentos (Ceaps) vai simplificar processo de agendamento

Adelcio R Barbosa

A partir de agora a própria unidade de saúde vai encaminhar as filas diretamente para o Ceaps

Com novos equipamentos e estrutura necessária para que o servidor trabalhe com conforto e tranquilidade, oferecendo um serviço de qualidade aos usuários, foi inaugurada nesta sexta-feira (17) uma sala de marcação, agendamentos de consultas e exames especializados no Centro de Autorização de Procedimentos (Ceaps).  O serviço foi instalado no espaço onde antes funcionava um auditório. 

Segundo a diretora do Ceaps, Bianca Sabatino, o maior benefício do funcionamento dessa sala é a simplificação no processo de autorização e marcação de consultas. Antes a Unidade Básica de Saúde (UBS) passava uma planilha com a fila de usuários para o distrito que, posteriormente, repassava ao Ceaps. O Centro fazia as marcações e retornava o mesmo caminho até a UBS. E o setor administrativo da Unidade de Saúde, por sua vez, fazia o contato com o paciente.

A partir de agor,a a própria unidade de saúde vai encaminhar as filas diretamente para o Ceaps, o que vai agilizar o processo. Em seguida o Ceaps devolverá para a unidade todas as demandas já marcadas, e a própria unidade entrará em contato com o paciente. O centro, dois dias antes, ainda fará um novo contato confirmando a consulta. 

“O serviço vai realmente encurtar o prazo, a demanda do usuário vai chegar mais rápido, pois o setor que é o responsável por regular e marcar vai agilizar esse processo, principalmente para o usuário que tem um caso mais grave”, disse Bianca Sabatino. 

A diretora ambulatorial do Ceaps, Yasminn Figueiredo, destaca que o novo sistema vai facilitar as marcações. “É importante frisar que agora teremos um serviço alinhado. Como tudo será feito aqui, a comunicação será a mesma e a organização será sem igual, pois antes cada distrito trabalhava de uma forma, o que causava um certo atraso nas marcações”, ponderou. 

A servidora do Ceaps, Magali Mendes da Silva, acredita na melhoria do atendimento. “A nova sala vai melhorar praticamente tudo. Teremos um atendimento mais rápido com as unidades, uma informação mais direta e não haverá necessidade de ficar ligando o tempo todo, pois antes era, a unidade, distrito, central, agora estaremos jutos com a unidade. Isso vai facilitar bastante a vida de todos”, comemorou. 

before

Secretário Bruno Diniz ressaltou a importância do novo espaço

  Para o secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz, a partir de agora, com o funcionamento da nova sala, será possível acompanhar todas as marcações e confirmar agendas com os usuários, levando a população a reconhecer e valorizar os serviços oferecidos pelo SUS Contagem. 

"Existe uma taxa de quase 30% de abstenção de consulta especializada na rede. A abertura desta sala oferece ao paciente, a possibilidade de cancelamento ou remarcação caso não consiga comparecer a sua consulta. E possibilita que a própria central dê sequência à fila de agendamentos, chamando outros usuários que têm a possibilidade de comparecer. Dessa forma podemos aproveitar melhor a marcação, pois o nosso maior gargalo hoje é o não comparecimento dos usuários as consultas”, encerra Bruno Diniz.

   

REPÓRTER: Ana Paula Alves (Sob a supervisão de Aída Matos)   FOTO CRÉDITO: Adelcio R Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 17/11/2017 15:27:07