Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Prefeitura reúne técnicos para discutir APA Vargem das Flores

Após apresentar uma primeira proposta na Agência Metropolitana, Executivo está adequando projeto e discutindo com servidores

Geraldo Tadeu

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, falou sobre o projeto aos servidores

A Prefeitura de Contagem promoveu nesta terça-feira (12), no teatro da Casa Azul, reunião com o corpo técnico de servidores para discutir questões relativas ao zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores. Na oportunidade, foi apresentado um projeto de macrozoneamento da região pelo consultor ambiental Miguel Andrade, que está adequando a proposta da prefeitura às solicitações feitas pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O objetivo da prefeitura é encontrar a melhor forma de ocupação dessas áreas rurais, com atividades econômicas de caráter sustentável, ou seja, empresas com baixo índice de impacto ambiental e com desenvolvimento sustentável, de forma a oferecer emprego, ocupação, instalação de novos equipamentos urbanos, regularização fundiária e requalificação urbana das comunidades e ocupações da área rural.

A meta é regularizar ocupações já existentes e formalizar uma legislação para implantação de empreendimentos mais restritiva do que acontece hoje, já que eles terão que obedecer a parâmetros baseados no desenvolvimento sustentável da região.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Roberto Garbazza, o intuito da reunião foi apresentar propostas e debater pontos de vista técnicos, com os servidores da prefeitura, no sentido de buscar uma convergência. “Fizemos aqui uma apresentação consolidada dentro das orientações determinadas pela Agência Metropolitana. O trabalho feito pelo professor Miguel e sua equipe engloba as observações feitas, na última reunião da agência, pelo professor da UFMG Nilo Nascimento”, disse. Essas considerações do professor Nilo Nascimento, foram feitas na reunião do dia 10 de agosto, quando Contagem apresentou proposta para o macrozoneamento da área. 

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, reunir o grupo técnico da prefeitura é de suma importância para a discussão, pois são grandes profissionais e referências em suas áreas de atuação. 

 “Temos uma imensa preocupação com a população de Vargem das Flores que não tem acesso a serviços essenciais e com o território, extremamente importante para toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Território esse que vem sofrendo um processo de ocupação completamente desordenado, especialmente a partir de 2004, quando começou a sofrer com o assoreamento de áreas, nascentes que se extinguiram e o desmatamento. Por isso reunimos essa equipe, composta por pessoas gabaritadas e preocupadas com o desenvolvimento sustentável”, disse Vilela.    

before

Miguel Andrade explicou as mudanças que estão sendo feitas

 A proposta apresentada pelo consultor  Miguel Andrade não acaba com a área rural da região, apenas faz uma requalificação do zoneamento pensando na gestão do espaço, pois, da forma como está hoje, a área sofrerá ainda mais com ocupações irregulares.  “No levantamento priorizamos atributos que nos mostrassem as características de solo e a áreas de recarga, bem como elaboramos um estudo de vulnerabilidade ambiental das áreas prioritárias para preservação”, disse Miguel.  

Nos próximos dias, novas reuniões com os técnicos acontecerão, em cada oportunidade eles poderão detalhar novas perspectivas para o projeto, apresentando informações que contribuam para a melhoria do mesmo. Entre os servidores na reunião estavam técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação e do Instituto de Planejamento Urbano de Contagem (Ipucon). 

   

REPÓRTER: Daniel Paiva   FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu   

PUBLICAÇÃO: 13/09/2017 17:57:35