Logo
   

Contagem realiza leilão de 600 veículos apreendidos

Foram arrematados 529 veículos no Palácio dos Leilões

Desirèe Dutra

Contagem promoveu o segundo leilão de 2013, com 600 veículos apreendidos, sendo que destes, 529 foram arrematados. O evento ocorreu no Palácio dos Leilões, na última quarta-feira (28/8), e foi acompanhado por uma comissão especial composta por servidores da Transcon e do Departamento de Trânsito (Detran/MG).

A iniciativa é da prefeitura, por meio da Transcon, em parceria com a concessionária Sinalização de Trânsito Industrial (Sintran). Os veículos leiloados são provenientes de apreensões por crime, sinistros, abandono em vias públicas, remoção e apreensão por falta de licenciamento anual.

O leilão ocorreu das 10h às 16h e teve a participação de mais de 500 pessoas. Os pregões e lances iniciais foram abertos pelo leiloeiro oficial, Rogério Lopes Ferreira, seguido por outros leiloeiros.

O valor arrecadado, que gira em torno de R$ 1,3 milhão, será destinado às despesas de remoção e guarda dos veículos, que ficam sob a responsabilidade da Sitran, além de despesas com vistorias, chaveiro, cortes de chassis, notificações, editais de publicações, taxas, Ipvas, Dpvats, multas municipais, estaduais e federais, e, se houver saldo, ressarcimento ao ex-proprietário.

O vice-presidente da Transcon, Rodrigo Geraldo Tomaz, destacou que, a partir de agora, a meta é realizar o leilão de três em três meses, como forma de liberar espaço físico no Pátio de Recolhimento, que fica no bairro Funcionários. Ele explica que todos os veículos apreendidos no território de Contagem vão para este local. "A medida vai garantir menor depreciação do valor agregado dos veículos, desde a apreensão até a data efetiva da venda em leilão". Também informou que a Transcon está apreendendo veículos abandonados nas vias públicas da cidade, conforme o Decreto 064/2013.

Cumprimento da legislação

Os veículos foram levados a leilão conforme a legislação federal, estadual e municipal. O edital do processo do leilão SC011/2013 foi publicado na edição do Diário Oficial de Contagem, 3.183. O leilão ocorre com base no artigo 328, da Lei Federal 9.503/97, e de suas alterações.

Os veículos arrematados, que vão desde carros, motos, van, caminhão e caminhonetes, são de fabricação/modelo de 1996 a 2012, apreendidos pela Transcon, Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Estradas e Rodagens (DER/MG). A inspeção visual dos veículos é feita pelos interessados dois dias antes do dia de serem leiloados, no Pátio de Remoção e na Guarda de Veículos da Transcon.

Para o presidente da Comissão de Leilão da Transcon, Gustavo Henrique Côrtes Silva, "a frequência no leilão vai atender, primeiramente, ao que rege a legislação federal e estadual vigente, já que os veículos apreendidos geram várias despesas".

Documentação

O lote de veículos oriundos de outros Estados, apreendidos no território de Contagem/MG, e aqueles furtados, não reclamados, recebem a documentação destinada à baixa definitiva emitida pelo Detran/MG. Aqueles que serão transferidos de propriedade também recebem o alvará de liberação expedida pela Delegacia Regional de Contagem/MG, órgão representativo do Estado, que garante sua transferência definitiva de propriedade ao arrematante.

O Palácio dos Leilões fica na rua V, 1.800, no bairro São Sebastião. Para a retirada dos veículos arrematados, é necessário o agendamento prévio no Pátio de Recolhimento de Veículos, pagamentos das taxas do leiloeiro (5%) e do valor correspondente ao arremate no banco.
Além da publicação no Diário Oficial de Contagem - DOC, o edital do leilão foi publicado em vários veículos de imprensa: Jornal Hoje em Dia, Jornal Minas Gerais, Imprensa Oficial do Estado de MG. Também foi divulgado em faixas espalhadas pelo município.

Mais informações sobre o próximo leilão pelos telefones: 3911-4311 e 3363-5727.

 

   

FONTE:

PUBLICAÇÃO: 05/09/2013 11:20:32