Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Intercâmbio cultural dará mais oportunidades aos artistas da cidade

Visita de Marta Von Zeidler, brasileira radicada na Alemanha, visa estreitar laços entre artistas mineiros e Berlim

Cassio Matias

A artista plástica Marta Von Zeidler quer estreitar os laços com artistas mineiros para que eles façam exposições em Berlim

Visando estabelecer contatos e prospectar possíveis parcerias, começando por Contagem, a artista plástica Marta Von Zeidler visitou Contagem, na última sexta-feira (11), sendo recebida pelo assessor especial a prefeitura, Jorge André Souza Periquito, por artistas plásticos mineiros, um deles, o artista Fernando Perdigão, representante da prefeitura e Fundação Cultural do Município (Fundac), Rodrigo Eloi, Guilherme Maizena, Ricardo Maciel e Elias Ávila (artistas locais), e o artista e produtor cultural Deca Torres, um dos contatos e parceiros da artista em Belo Horizonte. A ideia de apresentar Marta para a Fundac e artistas de Contagem partiu do fotógrafo Cassio Matias, amigo que fez o elo da artista com nossa cidade.

O encontro com a artista, que é brasileira, de Guarulhos, e vive na Alemanha, há 25 anos, começou com um bate-papo nas dependências da Nossa TV, onde se apresentou, relatou sua experiência como galerista e sua intenção de promover intercâmbios com artistas brasileiros. Em seguida, houve a apresentação dos artistas: Rico Maciel, de Belo Horizonte (pintura, objetos e fotografia) e os contagenses Maizena (grafite); Rodrigo Eloi (desenho, pintura, escultura e objetaria) e Elias Ávila (artista plástico). Jorge Periquito, propôs captar um depoimento da artista, falando de seus objetivos e dos participantes da reunião falando das possibilidades de desdobramento após a cordial visita de Marta.

Segundo Marta Zeidler, a ideia é que ela se torne um elo de artistas brasileiros com Berlim, partindo de sua própria experiência “não muito fácil”, junto às galerias de lá, onde há grande efervescência cultural com várias galerias acolhendo artistas do mundo inteiro e oportunizando o intercâmbio para participação de eventos e exposições mundiais, mas com pouco espaço para brasileiros.

“Diante as barreiras, resolvi criar em Berlin a minha própria galeria para facilitar a divulgação e mostra dos trabalhos de artistas brasileiros e da América Latina, países de uma enorme e rica diversidade cultural temática presente nos trabalhos de grandes artistas”, explicou a artista, que está criando uma fundação cultural em Berlim, que pode ser a facilitadora do envio das obras dos artistas a Berlim e também na promoção de atividades artísticas de música, literatura, teatro e outros desdobramentos culturais.

before

Fernando Perdigão, da Fundac, foi um dos anfitriões da artista

 Intermediadora cultural

A galeria de Marta, a Von Zeidler Art Gallery, em Berlim, promoveu em março/ abril deste ano uma exposição reunindo de obras do pintor mineiro, Fernando Pacheco, e do paisagista e escultor, Erickson Britto, além de seu próprio trabalho. Em 2016, recebeu obras da artista plástica Marília Bulhões começando este movimento de levar arte brasileira para a Alemanha.

Para o produtor Deca Torres, este primeiro encontro com representantes do poder público e artistas de Contagem representa uma abertura de possibilidades. “Minas Gerais e Contagem já tem um vínculo de intercâmbio comercial com a Alemanha, com empresas no ramo de siderurgia. “Estamos dando um primeiro passo para a criação de vínculo também cultural com Berlim”, salientou. Segundo  Torres, as exposições em Berlim que ocorreram na galeria de Marta foram todas com a mediação e conforme as regulações no que se refere ao transporte de obras de arte além da divulgação do setor cultural da Embaixada Brasileira, em Berlim.

Também na opinião do artista Rodrigo Eloi, a visita e o objetivo de Marta em Contagem são importantes na medida em que podem possibilitar intercâmbio cultural e o preenchimento de uma grande lacuna aqui e lá fora, para nós. “A arte tem o potencial de transformar e comunicar. Se o nosso trabalho vai dividir e comungar um mesmo espaço de obras de arte com artistas de outros países, a experiência será válida não só para nós artistas, mas irá valorizar e abrir frentes para a arte brasileira e para acidade de Contagem”, avaliou Rodrigo.

Fernando Perdigão, representante da Fundac, falou da alegria de receber a artista na cidade e apresentou um pouco das ações culturais em Contagem. Confirmou também a importância do estabelecimento de intercâmbios, visando abrir oportunidades para a arte brasileira no exterior, e que a presença de Marta na cidade abre um canal de comunicação interessante com a Alemanha. Finalizou agradecendo a Nossa TV pela gentileza de promover o encontro. Em seguida, convidou Marta e os artistas para uma visita ao Centro Cultural de Contagem para ver a exposição “Pequenos formatos”, de Amâncio, que integra a programação de agosto do Projeto Tudoaver.

   

REPÓRTER: Noeme Ramos   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 14/08/2017 19:06:29