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Prefeitura Municipal de Contagem
   

Saiba mais sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade

Veja que tipos de atendimento de urgência e emergência são prestados em cada unidade

Fábio Silva

É para as UPAs que devem se dirigir as pessoas que precisam de atendimento de urgência

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm o objetivo de atender a urgências e emergências em saúde. Esses equipamentos funcionam 24 horas, sete dias por semana, em sistema de “porta aberta”. Quando uma pessoa é examinada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e é constatada a necessidade de um atendimento emergencial ou de maior complexidade, a UPA é a unidade que recebe o paciente. É para lá que também devem se dirigir as pessoas que precisam de atendimento de urgência.

O acolhimento dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento é feito conforme Protocolo de Manchester, sendo este padronizado em todo estado de Minas Gerais para que os atendimentos sejam priorizados de acordo com os níveis de risco que o paciente apresenta.

De forma prática, após o paciente passar pela recepção para fornecimento de dados e preenchimento da ficha, ele é direcionado ao acolhimento feito por profissional enfermeiro (a) que o acolhe, faz a avaliação clínica e, diante dos achados, procede com as orientações e encaminhamentos necessários.

 Contagem conta com cinco UPAs que, juntas, prestam uma média diária de mais de mil atendimentos de urgência e emergência e, mensalmente, mais de 31 mil atendimentos, explica o assessor técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (Surg) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Viana de Andrade.

Ao todo, de acordo com Alexandre, mais de 600 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo trabalham nos serviços de urgência e emergência, como as UPAs e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). “Em relação ao ano passado, houve um aumento da resolutividade nas unidades, justificada por fatores como o aumento no número de atendimentos, a implantação da pesquisa de satisfação, a garantia de cumprimento de 100% das escalas multiprofissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais), o aporte tecnológico, principalmente nas salas de urgência, além da retomada gradativa das manutenções prediais que trazem melhorias de infraestrutura”, afirma o assessor técnico.

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REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Fábio Silva    

PUBLICAÇÃO: 14/11/2017 13:55:39