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Prefeitura Municipal de Contagem
   

Serviços da Ouvidoria são aprovados pela população

Para 53% dos entrevistados, a avaliação é positiva (ótimo e bom)

Buscando o respaldo de suas ações junto aos cidadãos, bem como observar pontos que possam contribuir como instrumento de análise para a melhoria dos serviços prestados, a Ouvidoria-geral do Município promoveu, de 10 a 25 de julho, pesquisa de satisfação relativa aos trabalhos do 1º semestre.

Essa ação faz parte dos compromissos firmados no Acordo de Resultados e Cumprimento de Metas da Controladoria-geral do Município, em alinhamento com o plano de gestão de 2017.

A equipe da Ouvidoria entrevistou 84 pessoas que registraram demandas na primeira e segunda instâncias, cujas manifestações foram tratadas e concluídas pelo setor. Esse número representa cerca de 10% do total de manifestações tratadas e respondidas de 1º de janeiro a 30 de junho.

Após apurados os dados, de uma forma geral, os serviços da Ouvidoria foram considerados satisfatórios, com 53% das respostas em avaliações positivas. Ao final, é possível constatar a partir das respostas do questionário de Avaliação de Satisfação do Manifestante, que 29% consideraram os serviços ótimos, 24% bons, 16% regulares, 13% ruins e 18% péssimos.

Segundo o ouvidor-geral do município, Guilherme Gilliard, esses números são reflexos das ações desenvolvidas pelo órgão, como o atendimento da demanda reprimida de manifestações, estagnada desde o final do ano passado, e o estabelecimento de prazos para que as repostas fossem passadas aos contribuintes.

“Nosso papel é intermediar as relações entre os cidadãos e os órgãos da prefeitura. Nosso objetivo, com essa pesquisa, é ver quais são nossos pontos fracos, para que possamos evoluir e promover um serviço de qualidade, garantindo aos munícipes que suas demandas sejam tratadas dentro da legalidade”, disse o ouvidor.

Pesquisa

Foram avaliadas nove questões: Quanto ao tempo de resposta do órgão reclamado; O tempo que levamos para direcionar suas demandas; O nível de conhecimento dos servidores da Ouvidoria sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Contagem; o comprometimento demonstrado pelos servidores da Ouvidoria; a aprovação, de maneira geral, dos serviços da Ouvidoria; se utilizariam novamente o serviço da Ouvidoria; e se recomendaria os serviços da Ouvidoria para algum amigo ou familiar. Ao final, foi respondido um questionário de diferenciação semântica.

As respostas eram: totalmente insatisfeito; totalmente satisfeito; parcialmente insatisfeito; parcialmente satisfeito; e não satisfeito, nem insatisfeito.

Resultados

De todos os números avaliados, ficou clara a aprovação da população aos serviços prestados e à equipe da Ouvidoria. A afirmação positiva de mais de 83% dos entrevistados, quando perguntados se voltariam a utilizar os serviços da Ouvidoria, é um claro exemplo dessa aprovação.

O número de pessoas que recomendariam os serviços da Ouvidoria a um amigo ou parente também foi um destaque positivo na pesquisa. Quando questionados sobre o tema, quase 81% dos entrevistados responderam que fariam a indicação.

As respostas encaminhadas pelos demais órgãos municipais estão diretamente ligadas aos registros negativos. Essa constatação se dá no não impacto que o munícipe tem da avaliação dos serviços da Ouvidoria: satisfação de mais 50% dos entrevistados.

As maiores frustações são sobre a inviabilidade do atendimento, seja em decorrência da possibilidade legal e até orçamentária da solicitação. Pedidos de obras e outras intervenções, por exemplo, dependem de disponibilidade orçamentária ou legal para sua efetivação. Além de muitas solicitações de intervenções em áreas ou serviços que são de competência do Estado ou da União.

Com relação ao tempo para o encaminhamento das demandas, a pesquisa sinaliza a necessidade de uma comunicação mais assertiva de como se estrutura a missão e como se operam os canais da Ouvidoria.

Apesar de alguns pontos que precisam ser melhorados, o ouvidor-geral se diz satisfeito com os resultados e destaca o trabalho que deve ser desenvolvido pelo órgão. “O município tem a obrigação de fazer com que os cidadãos tenham seus direitos respeitados. Ouvi-los e tratar suas demandas é a nossa responsabilidade. A Ouvidoria está aberta para garantir meios para que o cidadão seja ouvido e participe efetivamente da administração”, concluiu .

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

   

REPÓRTER: Daniel Paiva  

PUBLICAÇÃO: 20/09/2017 16:29:32