Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Vargem das Flores recebe reunião itinerante para discutir as demandas

Processo diminui distância da população com a administração municipal na busca de soluções

Elaine Castro

População compareceu a inciativa da Regional e apresentou demandas para a administração municipal

Quase que uma cidade dentro de outra cidade. Assim é a Regional Vargem das Flores, a maior em extensão territorial de Contagem. Para garantir o acesso da população à solicitação de serviços e outros trabalhos, a Administração da Regional deu início, na última sexta-feira (4), ao programa Regional Itinerante. Todos os bairros da regional receberão a visita de profissionais e técnicos da prefeitura. 

O primeiro encontro aconteceu no bairro Icaivera, no pátio da Escola Municipal José Ferreira Aguiar. Sob a moderação da administradora da Regional  Vargem das Flores, Kátia Bordoni, moradores e lideranças da comunidade se reuniram com representantes das secretarias municipais de Obras, Saúde; Esporte, Lazer e Juventude, da Autarquia de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e das Ouvidorias da prefeitura e da Câmara Municipal, para debater e apontar intervenções que proporcionem benefícios ao bairro. 

A administradora da regional lembra que o intuito das reuniões itinerantes é estreitar laços com a comunidade, “organizamos essa reunião para divulgar os trabalhos desenvolvidos na região e ouvir da população as demandas do local. Nós somos um braço da prefeitura, ajudamos a solucionar os problemas apontados pelos moradores e assim facilitamos o diálogo entre o governo municipal e os cidadãos de cada região”, enfatizou.

Os serviços de manutenção urbana e limpeza foram apresentados pelo secretário-adjunto de Limpeza Urbana, João Bahia. “Demos início, nas últimas semanas, a um grande mutirão de faxina e limpeza  na região. Já estão trabalhando equipes de capina e varrição. Uma equipe de mobilização para conscientizar e informar à população sobre os dias de coleta de lixo, cuidados com a limpeza de lotes, quintais e com o descarte de lixo e outros resíduos sólidos, também está em atuação”.  

A  Rua é Nossa

Para falar com os moradores sobre o projeto “A Rua é Nossa”, que todos os finais de semanas fecha uma rua da regional — transformando-a num espaço de convivência e socialização — o próprio secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Kaká Menezes, esteve presente. Em sua apresentação, Kaká falou dos números do programa em todo o município e dos esforços da secretaria pela promoção de atividades esportivas, mas também de promoção de saúde. “Estamos articulando com a Caixa Econômica o financiamento de mais aparelhos para o programa Academia da Cidade. Os aparelhos da praça do Icaivera, comunico a todos, já estão garantidos”. 

Na sequência do anúncio do secretário de Esportes, um dos diretores da Academia Forma Fitness (localizada no bairro Icaivera) Lino Batista, propôs uma parceria com a Administração Regional, para garantir a presença de instrutor de Educação Física para acompanhar, em horários e dias pré-estabelecidos, as atividades feitas ao ar livre pelos moradores da região.

Importância

A moradora do bairro Icaivera, Maria Imaculada da Silva, disse estar satisfeita com reunião e acredita que esse trabalho é fundamental para atender os anseios da população que espera por melhorias, “Essa iniciativa é muito importante para nós que moramos nessa região e aguardávamos alguém do governo que olhasse para os nossos problemas com respeito e vontade de resolver. A presença dessa equipe aqui em Vargem das Flores foi proveitosa e estamos felizes por saber que a gestão está disposta a apontar soluções concretas”, destacou.

Para melhor adequação do programa à comunidade, também foi debatida a construção de lombo faixas na rua onde acontece o evento, bem como a melhora da sinalização das ruas no entorno das escolas do bairro e outras vias de grande movimento. 

Para Adair Chaves, também morador do bairro Icaivera, o evento cumpriu seu papel e facilitou a participação popular, “Antigamente era preciso fazer um ofício e entregar na prefeitura para que ficassem cientes das nossas necessidades, agora podemos contar com uma equipe que nos assiste de perto e facilita nosso acesso para participar e debater sobre questões importantes da gestão. Acredito que este evento veio só para somar”, afirmou”.

   

REPÓRTER: Nayara Vianna   FOTO CRÉDITO: Elaine Castro   

PUBLICAÇÃO: 08/08/2017 14:47:37

Reunião itinerante na Regional Vargem das Flores