Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Agente em Cena fecha o ano com mais de 100 apresentações

Grupo leva, de forma lúdica e criativa, informações sobre as questões de saúde pública

Luiz Henrique Grossi

Entre cursos de capacitação, seminários, conferências, reuniões e ações de outras secretarias, o grupo se apresentou cerca de 100 vezes

O ano de 2017 foi importante para o grupo teatral “Agente em Cena”. Após ser desarticulado em 2015, pela antiga gestão, o grupo retomou as atividades EM 2017. Criado há 12 anos, a partir de uma iniciativa de Agentes de Combate a Endemias, juntamente com o programa de Educação e Saúde, o grupo tem o objetivo de levar as informações à população, de uma forma lúdica e criativa, sobre a saúde e seus diversos temas.

Foram mais de 100 apresentações no ano, entre cursos de capacitação, seminários, conferências, reuniões e ações de outras secretarias. Além disso, o grupo firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para a promoção de oficinas, treinamentos e palestras, visando o aprimoramento dos integrantes.

A coordenadora-geral do Agente em Cena, Rúbia Mageste, ressaltou a importância do apoio recebido da Secretaria de Saúde. “O grupo até então chamado de ‘Zoonetes’, não contava com o auxílio nem estrutura para exercer suas atividades, então, foi desarticulado em 2015. O retorno das atividades só foi possível com a adesão da nova gestão, que visa à valorização dos servidores”, explicou. 

Programa Saúde na Escola

O Agente em Cena participou em 2017, do Programa Saúde na Escola, que é uma ação promovida prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Saúde. O grupo percorreu mais de 50 escolas, municipais e estaduais, nos oitos distritos sanitários.

A finalidade do programa é diagnosticar e tratar as principais questões que envolvam a saúde infantil facilitando, assim, a promoção da saúde no ambiente educacional. “Por meio da peça ‘minha casa, meu ambiente’, o grupo desenvolveu ações de combate as arboviroses (dengue; zika; chikungunya e febre amarela), de forma lúdica”, destacou, Rúbia Mageste.

   

REPÓRTER: Lucas Santos   FOTO CRÉDITO: Luiz Henrique Grossi   

PUBLICAÇÃO: 18/12/2017 16:47:35