Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Atletas, federações e poder público debatem artes marciais

Iniciativa da Secretaria de Esportes teve o objetivo de estreitar relações entre a gestão e representantes de diversas modalidade

Cassio Matias

expectativa é de que em 2018 diversas parcerias sejam firmadas

A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Selju) promoveu na tarde desta sexta-feira (15), no auditório da Prefeitura de Contagem, um encontro entre representantes de federações e academias de lutas, atletas e agentes do poder público. A iniciativa tem como objetivo propor parcerias para desenvolver, no município, as modalidades de lutas que integram as artes maciais. Na ocasião, foi conferido ao prefeito e seu vice, bem como ao secretário de Esportes, certificado de mérito desportivo.

Para o secretário de Esportes, Kaká Menezes, as diversas modalidades impressionam pelos formatos individuais e que o poder público vai propor parcerias em 2018. “Desde o começo do ano o seguimento de lutas foi surpreendente, porque recebi diversos atletas e federações. Hoje consigo compreender o trabalho que os envolvidos estão fazendo em prol de cada seguimento seja o judô, taekwondo, kung-fu, capoeira, muay thai, jiu jitsu, MMA e outras mais. Esperamos poder apoiar e acompanhar mais de perto no próximo ano”, informou.

O mestre em judô e ouvidor da Liga Mineira de Judô (LMJ), Adair Rodrigues Júnior, que tem um projeto no bairro Retiro, disse que esta foi a primeira vez que foi convidado para debater assuntos relacionados a modalidade. “De 2006 esta foi a primeira vez que a gestão municipal quis nos ouvir. Ficamos agradecidos, porque realmente tem alguém preocupado em ajudar a tocar os projetos de lutas. Lá na academia atendemos cerca de trezentos jovens que precisam de atenção e carinho. Estou confiante de que de a prefeitura vai ser uma grande aliada desta causa”, relatou.

Segundo o presidente da Federação Mineira de Taekwondo (FMTKD), Lécio Júnior Martins, toda ajuda é bem vida. “Estamos sempre abertos para parcerias com o município. Temos uma grande expectativa de que possa ser implementado um centro de treinamento, que venha trabalhar em conjunto com escolas e academias, para dar suporte aos atletas. Esta reunião foi um momento único, porque tivemos a oportunidade de ouvir e falar de propostas de todos. Quem ganha com isso são os atletas da cidade”, informou.

Apoio

A Prefeitura de Contagem vem atuando de forma massiva no apoio aos eventos de lutas. Somente no segundo semestre de 2017, quatro grandes competições foram incentivadas como o 1º Festival Mineiro de Taekwondo, o Campeonato Mineiro de Muay Thai Chayia, a Copa Motawh de Judô e o Federação Fight 6, promovido pela ela Federação Mineira de MMA (FMMAMG) que reuniu, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, os melhores lutadores amadores e profissionais do estado.

 

Para 2018, a expectativa é de que aconteça na cidade o Circuito Mineiro de Judô que corresponde a primeira etapa do campeonato, valendo classificação para a competição nacional; a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo; o Campeonato Brasileiro da Liga Nacional de Taekwondo; a Copa Brasil de Muay Thai  e o Campeonato Pan-americano de Jiu-Jitsu.

   

REPÓRTER: Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 15/12/2017 19:40:15

Atletas debatem artes marciais