Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Técnicas de poda e manejo da arborização foram temas de palestras

Debates sobre arborização urbana fizeram parte da programação da Semana Florestal

Túlio Andrade

Ó engenheiro florestal Ednilson Santos abordou a identificação de espécies arbóreas

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu na tarde de terça-feira (19), ciclo de palestras abordando questões relacionada a arborização urbana. O objetivo foi mostrar casos de sucesso em arborização na região metropolitana e em Contagem, assim como apresentar a legislação e os desafios para o plantio de árvores na cidade. 

O evento, que ocorreu no auditório da prefeitura, contou com a apresentação do biólogo e servidor da Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq), Guilherme Vieira. Ele abordou a arborização de Contagem, destacando algumas espécies encontradas na cidade e suas características. 

O engenheiro florestal, Ednilson Santos, coordenador do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, consórcio esse que é formado pelos municípios de Belo Horizonte e Contagem, por empresas públicas e privadas, por associações civis e pessoas físicas, tem como meta o gerenciamento ambiental da Bacia Hidrográfica da Pampulha. Ednilson fez uma explanação sobre a identificação de espécies arbóreas, citando ações desenvolvidas na Prefeitura de Belo Horizonte, como o Inventário das Árvores.  

before

O público foi composto por técnicos e estudantes da área

 Ao final, a engenheira florestal da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marina Moura Souza, explicou sobre técnicas de poda em ambiente urbano, questão fundamental para a Cemig, pois é a empresa quem faz esse manejo nas áreas onde há conflito entre a rede elétrica e a arborização. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 20/09/2017 13:59:03