Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Curso do Pró-ISO ensina como fazer do relógio um aliado

Servidores da Sedecon e do Cinco participaram de treinamento para otimizar o tempo

Ricardo Lima

Para fazer as pazes com o relógio é necessário planejamento, destaca a palestrante Cintia Félix

Para o aluno que repete o ano escolar, um ano é tempo demais. Para a mãe que têm um filho prematuro, um mês é crucial. Para uma pessoa que perde um voo, um minuto faz toda a diferença. Para os esportistas, milésimos de segundos deixam para trás um pódio. E para você? Qual o valor do seu tempo? De acordo com a rotina, necessidades e atribuições de cada pessoa, o tempo tem um valor diferente. Mas mesmo com as diferenças de prioridades, um número todos temos em comum: as mesmas 24 horas diárias.

Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e do Centro Industrial de Contagem (Cinco) participaram na sede da Sedecon, na quinta-feira, (22), do curso “Gestão do tempo: fazendo do relógio um aliado”. Ministrado pela psicóloga Cíntia Felix, o treinamento abordou maneiras de otimizar o tempo, citou os principais “ladrões do tempo”, falou sobre os resultados da procrastinação e como definir os objetivos.

As redes sociais são os grandes vilões dessa história, pois parte da população utiliza muitas horas do dia no mundo virtual, deixando as prioridades de lado. Lívia de Paula da Silva, chefe de Divisão de RH e Serviços do Cinco, tem uma rotina dividida entre o trabalho, os afazeres domésticos e as responsabilidades com a família. Mesmo organizando bem os seus horários, ela gostaria de ter mais tempo para se dedicar à vida acadêmica e aos pais.

“Com todas as atividades diárias, tive que adiar o sonho de fazer um mestrado por falta de tempo. A partir dos ensinamentos de hoje, pretendo me planejar para voltar à sala de aula em breve”, salientou. Lívia elogiou a iniciativa do Pro-ISO em oferecer este tipo de curso aos servidores e considerou a palestra objetiva e com conteúdo que faz parte do dia a dia das pessoas, o que gerou grande interação.

Segundo Cintia Felix, para fazer as pazes com o relógio é necessário planejamento. “Planejar é ganhar tempo a longo prazo. A gestão do tempo é o processo de organizar como os horários devem ser divididos entre as diversas atividades de uma rotina. Uma dica importante é: defina os objetivos de curto, médio e longo prazo. Esse é o primeiro passo para uma gestão de tempo eficiente”, destacou.

A psicóloga fez uma dinâmica e questionou os participantes sobre o que seria feito se o dia tivesse 30 horas. A maioria das respostas foi relacionada à qualidade de vida, com exemplos como atividades físicas e lazer. Mas a psicóloga garante que essas prioridades podem ser incluídas nas 24 horas disponíveis, basta planejamento semanal e disciplina.

O curso é uma promoção do Programa Pró-ISO. Além da certificação das empresas nas diversas normas, o Pró-ISO qualifica servidores, funcionários e empresários de Contagem, por meio de cursos, treinamentos, palestras e seminários para fomentar a qualidade e competitividade empresarial. Acesse o link Cursos Programa Contagem Pró-ISO e fique por dentro da programação de cursos do primeiro semestre de 2018.

Mini currículo

Cíntia Félix é graduada em psicologia pela PUC Minas, fez MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pitágoras e Profissional Coach pela Academia do Psicólogo. Atua com o desenvolvimento de pessoas e negócios por meio de palestras, treinamentos e coaching. Tem experiência em recursos humanos com recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, capacitação de lideranças e programa de aprendizagem em empresas de diversos segmentos como industrial, autopeças, atacado e varejo.

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima   

PUBLICAÇÃO: 23/02/2018 17:45:11

Curso "Gestão do Tempo"