Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Comunidade dos Arturos abre as portas para a nova gestão municipal

Quilombolas deram boas-vindas e apresentaram projetos à comitiva do vice-prefeito William Barreiro

Ricardo Lima

Representante dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos ressaltou a parceria com a prefeitura

Com a costumeira cordialidade, a comunidade quilombola dos Arturos recebeu o vice-prefeito de Contagem, William Barreiro, e outros representantes da nova administração municipal, para dar boas-vindas à gestão que se inicia. Os anfitriões apresentaram projetos e propostas, solicitaram apoio da prefeitura para valorização e preservação do acervo histórico.

Formada por cerca de 600 pessoas em mais de 80 famílias, a comunidade foi proclamada Patrimônio Cultural e Imaterial de Contagem e de Minas Gerais. “Toda  vez que uma nova administração toma posse nós a convidamos para dar boas-vindas. Recebemos todos no nosso espaço e apresentamos a nossa história, que é mundialmente conhecida, e as nossas necessidades”, destacou o representante dos  Arturos e membro da diretoria da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Jorge  Antônio dos Santos.

William Barreiro recebeu um documento com reivindicações para regularização  fundiária e preservação do patrimônio histórico e cultural. Ele vai repassar as solicitações ao prefeito Alex de Freitas, para buscarem as melhores alternativas e soluções. "Vocês são fundamentais para a construção da cidade e guardiões dessa história.  Nós contagenses devemos a vocês o nosso agradecimento”, disse o vice-prefeito.

Ele agradeceu, especialmente, a presença dos irmãos Mário e Antônio, últimos  filhos vivos de Artur Camilo Silvério, fundador dos Arturos. Fizeram parte da comitiva os secretários municipais de Defesa Social, Décio Camargos, e de Direitos Humanos e Cidadania, Luzia Ferreira, que colocaram suas  equipes à disposição dos quilombolas.

"Precisamos construir uma Contagem com mais tolerância racial e justiça social, temos que trabalhar com diálogo e participação. Aproveito para convidar todas as mulheres presentes para o evento no dia 22 (de março), para debatermos questões ligadas às mulheres negras”, disse Luzia.

   

REPÓRTER: Daniel Paiva   FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima   

PUBLICAÇÃO: 16/03/2017 17:30:16

Visita à Comunidade dos Arturos