Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Estudantes apresentam projetos de iniciação científica na Funec Centec

Cerca de 60 projetos expostos e debatidos no auditório da instituição

Leonardo Melo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) contribui para o desenvolvimento do estudo e da pesquisa no país

Foram iniciadas na Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, as apresentações do VII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR). Os estudantes fizeram apresentações com diversos temas relacionados à pesquisa.

Os estudantes dos 2º e 3º anos levaram para as apresentações cerca de 60 projetos. Desses, metade correspondem aos títulos elaborados por ex-alunos que começaram no ano passado e que farão a entrega final nos próximos dias. Já os demais projetos, foram iniciados nesse ano e serão finalizados em março de 2018. 

Cada estudante teve cerca de 12 meses para elaborar o projeto sobre um tema com bases na fundamentação teórica vigente e artigos científicos. Todo pré-projeto deve haver introdução, objetivos, metodologias, justificativas e resultados. Os autores de cada projeto receberam, por mês, uma bolsa no valor de R$ 150,00 para ser revertido em conteúdo de estudo.

O PIBIC-JR, visa contribuir para o desenvolvimento do estudo e da pesquisa no país. A iniciativa engloba projetos de todas as áreas do conhecimento. Somente alunos regularmente matriculados no ensino médio, técnico integrado ao médio e ensino técnico podem se inscrever. "O projeto é uma dedicação para se ter um diferencial no mercado de trabalho", enfatizou a professora, Adriana Vasconcelos.  

As estudantes de 16 anos, do curso Técnico de Química, Mariana Siqueira e Fernanda Peixoto, apresentaram um estudo sobre os resíduos gerados a partir de pilhas e baterias. "Vamos fazer um artigo e torcer por sua publicação. É sempre bom trabalhar com a pesquisa e incentivar os colegas a desenvolver projetos", afirmou Fernanda Peixoto.

Para Mariana Siqueira, o PIBIC-JR é excelente para os alunos da rede municipal, pois da base aos estudantes que vão ingressar na faculdade e também no mercado de trabalho. "Com base no projeto, queremos fazer um programa de conscientização e aperfeiçoá-lo ainda mais. Penso que iniciativas assim revelam grandes pesquisadores e hoje o nosso país precisa sanar essa demanda", finalizou. 

Edital

A Funec tornou público o edital para seleção de projetos estabelecidos ao PIBIC-JR, para o biênio de 2018/2019 (clique aqui). Cada aluno selecionado, no limite de 30 vagas, receberá bolsa no valor fixo de R$150,00 com vigência por 12 meses.

As atividades por etapas, são de responsabilidade da Comissão Especial de Iniciação Científica da Funec. O processo seletivo será de 1º a 08 de dezembro de 2017.

Para mais informações, os alunos devem procurar a sede administrativa da Funec, na avenida João César de Oliveira, nº 2415, Eldorado, das 8h às 17h, ou pelo telefone 3391-7675.

Os resultados das inscrições serão publicados no dia 15 de dezembro. 

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Leonardo Melo   

PUBLICAÇÃO: 24/11/2017 17:05:00