Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Fórum de secretários de meio ambiente promoverá intercâmbio

Representantes das pastas de meio ambiente na região metropolitana discutiram parcerias e troca de experiências

Túlio Andrade

O fórum é fundamental para dar voz as municípios nos processos decisórios

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) sediou na terça-feira (10), o 1º Encontro do Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana. O objetivo foi o de estabelecer contato e trocar experiências entre as várias secretarias de meio ambiente, no sentido do fortalecer o grupo para a participação do mesmo nas tomadas de decisões em nível estadual no que tange ao tema. É também a oportunidade de preparar para o encontro com o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), órgão que congrega todas as secretarias de meio ambiente do Brasil, que ocorrerá no próximo dia 26, em Ouro Preto.

Presidindo a mesa, o prefeito de Nova Lima e presidente da Granbel, Vítor Penido, abriu os trabalhos convocando os presentes a eleger o coordenador e vice que irão conduzir os trabalhos nas reuniões do fórum. Foram eleitos, respectivamente, o secretário de Nova Lima, Danilo Vieira Júnior, e o de Contagem, Wagner Donato, que conduziram.

Danilo Vieira afirmou que o encontro serve principalmente para a definição de ações conjuntas. “Criar uma forma de ajudar as cidades da região metropolitana a estruturarem suas agendas ambientais. Os municípios enfrentam hoje muitas dificuldades em termos de estrutura e capacitação de técnicos, e esse fórum é importante para a troca de experiências, apresentação de projetos de sucesso. Buscamos a melhoria das gestões ambientais municipais para que tenhamos em Minas Gerias uma gestão unida, coesa e que dê resultados”, disse. 

before

Wagner Donato e Danilo Vieira representam a Granbel na Anamma

   Nesse sentido, Wagner Donato ofereceu aos municípios participantes dois cursos que serão ministrados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas): o primeiro de “Licenciamento e Fiscalização”, e o segundo sobre “Elaboração de Plano Diretor”, duas das principais dificuldades dos municípios, especialmente os menores, detectadas nesse encontro. “Nós estamos buscando fazer um trabalho integrado na região metropolitana, pois precisamos atuar de forma coletiva para que possamos enfrentar os problemas que são comuns as cidades da região metropolitana”, declarou Wagner.

Serão duas frentes de atuação, a primeira é reorganizar a Anamma, que em Minas Gerais deixou de ter uma estrutura participativa. Por se tratar de uma instituição que é referência nacional, com trânsito no Ministério do Meio Ambiente e no Congresso, participa ativamente de todas as discussões ambientais importantes. Nesse sentido, é fundamental que os municípios mineiros façam parte. Hoje, Nova Lima e Contagem tem assento na Anamma, através de Danilo Vieira Júnior, que é secretário-geral, e de Wagner Donato que ocupa um assento no Conselho Fiscal.

A outra frente, engloba a região metropolitana. Esse fórum de secretários municipais atuando dentro da Grambel é considerado pelos participantes como fundamental nesse momento em que há a discussão do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana (PDDI). Nele esta sendo debatido o macrozoneamento da região metropolitana, o que tem impacto na gestão territorial de todos os municípios da Grande BH. “É, portanto, primordial a existência desse fórum de discussão onde podemos atuar de forma conjunta, sob pena de os principais interessados, os municípios, ficarem de fora das decisões", concluiu Donato. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 11/10/2017 13:43:38