Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Industrial debate questões de saúde durante pré-conferência

Duzentas pessoas participarão dos debates, na próxima terça (15) na região do Nacional

Adelcio R. Barbosa

Grupos de trabalho foram divididos por temas, eles elaboraram propostas para a Conferência Municipal em setembro

Sirlene Pires, membro do Conselho Distrital de Saúde, região Industrial, acompanhou  a gestão da Saúde do último governo e faz o mesmo nesta administração. Ela é usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Industrial 3ª Seção. “Já observo melhorias em nossa UBS, tem dois médicos atendendo  e  fisioterapeuta. No Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, também notei melhorias”.  Sirlene foi uma das 200 pessoas que compareceram a Pré-conferência Municipal de Saúde, nessa quinta-feira (10), no bairro Industrial. 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho de Saúde, promove oito pré-conferências distritais para colher demandas e apresentar propostas sobre a saúde do município. A diretora do Distrito de Saúde, da região Industrial, Carolina Moreira, destaca a importância do encontro. “Temos que valorizar esse espaço para criar propostas e fortalecer a saúde no município”, concluiu.

As pré-conferências são preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde, que será no dia 16 de setembro, na UNA-Contagem, com o tema “SUS Contagem: melhor acesso e qualidade para o cidadão”. A secretária-adjunta de Saúde, Kênia Carvalho, ressalta que a população exerce seu direito ao debater a saúde. “É fundamental a participação popular para contribuir com o debate e propor idéias para uma gestão mais eficiente”, disse. 

Serão escolhidas 25 propostas em cada pré-conferência distritalnpara serem apresentadas na Conferência Municipal. As melhores idéias serão debatidas e poderão ser incluídas no Plano Municipal de Saúde 2018/2021. Além disso, cada encontro distrital elegerá seis delegados representando os usuários e três delegados escolhidos entre os trabalhadores da saúde pública.

before

Secretário-adjunto falou sobre os avanços da atual gestão

 Um novo tempo começou

O secretário-adjunto de Saúde, Luiz Fernando Avelar, fez um breve balanço de como a atual gestão encontrou a saúde em 1º de janeiro de 2017.  Segundo ele, as unidades de saúde estavam completamente sucateadas, faltavam insumos básicos, equipamentos e 70 mil pessoas esperavam por cirurgia seletiva. Além disso, a frota do Samu estava com baixas e o laboratório LabClin trazia diversos transtornos à população.

“Em apenas sete meses, várias unidades de saúde passaram por reformas, houve compra de insumos e remédios, além de mutirões de cirurgias”, citou Luiz Fernando.  Além disso, a frota do Samu foi toda renovada e o prefeito Alex de Freitas entregou a Maternidade de Contagem 100% concluída. Também houve a parceria com a Santa Casa para os exames laboratoriais e, pela primeira vez na história, a Saúde de Contagem entregou 58 cadeiras motorizadas. 

Próximas pré-conferências: 

Nacional:   Dia 15/08 (Terça-feira), Escola Municpal Walter Fasuto do Amaral - Rua Mármore, 140 - Bairro Carajás

Petrolândia:     Dia 17/08 (Quinta-feira), Centro Pastoral Daniel Comboni - Rua Refinaria Cubatão, 263 - Bairro Petrolândia

Ressaca:     Dia 22/08 (Terça-feira), Escola Municpal Rita Carmelinda Rocha - Rua Rubi, 850 - Bairro São Joaquim 

Riacho:    Dia 24/08 (Quinta-feira), Escola Municpal Heitor Villa Lobos/Funec - Praça Marília de Dirceu, 20 - Bairro Inconfidentes

Sede:    Dia 29/08 (Terça-feira), Escola Municpal Ely Horta Costa - Rua Pofessora Neuza Rocha, 406 - Bairro Centro 

Vargem das Flores:     Dia 31/08 (Quinta-feira), Casa de Apoio, Rua VL 06, 1880 - Bairro Nova Contagem 

   

REPÓRTER: Lucas Santos   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 11/08/2017 15:43:38