Logo
   

Indígenas elogiam Saúde de Contagem


O secretário municipal de Saúde, Eduardo Caldeira Penna, recebeu nesta terça-feira, 31 de maio, a visita de dois líderes indígenas, moradores de Contagem. Da etnia Aranã, Maria Aparecida Gomes e Pedro Paulo Martins agradeceram, em nome dos povos indígenas que moram no município, a inclusão dos índios na Campanha de Vacinação contra a Gripe.

 

Moradores do bairro Industrial, Cida índia e Paulinho índio, como são conhecidos, tomaram a vacina na mesma região e elogiaram o trabalho da Saúde e a divulgação da campanha. "Contagem foi o único município que teve uma visão voltada para a inclusão dos povos indígenas. Tivemos acesso à vacina, sem discriminação, por meio de faixas espalhadas na cidade, e um ótimo atendimento e acolhimento da equipe dos profissionais da Unidade Básica de Saúde", elogiaram.

 

O secretário de Saúde, Eduardo Pena, ressaltou a importância de tratar os povos indígenas de forma universal. "É uma satisfação recebê-los. Na Saúde de Contagem vocês são reconhecidos", disse.

 

No município, segundo a liderança indígena, existem 10 famílias com 50 índios. Em Minas Gerais, são 16 mil indígenas.

Etnia


Maria Aparecida Gomes e Pedro Paulo Martins são índios da etnia Aranã, de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Cida índio é também enfermeira, conselheira Estadual de Saúde e representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) em Brasília. Paulinho índio atua como segurança.

 

   

FONTE: Secretaria de Saúde

PUBLICAÇÃO: 31/05/2011 16:10:07