Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Centro Pop é referência para moradores em situação de rua

Equipamento da prefeitura trabalha com o objetivo de reinserir as pessoas na sociedade

Elaine Castro

Para criar vínculos e convívio social, Centro Pop promoveu no dia (30/06) um "arraiá" para os moradores em situação rua

Invisíveis para uns, inconvenientes para os outros. Combater essa ambivalência que marca o dia a dia dos moradores em situação de rua é um dos grandes desafios das médias e grandes cidades brasileiras. Em Contagem, ações estão sendo reformuladas e fortalecidas. O objetivo não é só amparar, mas também propiciar condições para que esse morador deixe a rua e restabeleça vínculo familiar e social.

Um dos equipamentos da prefeitura voltado para esse fim é o Centro Especializado em População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop. Localizado no bairro Bela Vista, o espaço oferece higienização corporal e bucal, café da manhã, atividades recreativas e serviços de assistência social. 

De acordo com a coordenadora interina do Centro Pop, Rita de Cássia Prado, o espaço recebe de 5 a 40 moradores por dia. “O centro funciona como ponto de apoio. Quando morador em situação de rua chega ao centro, ele é recebido por um técnico - que pode ser um profissional de psicologia, assistência social ou pedagogia. O morador passa, então, por um processo de escuta e cadastro” explica a coordenadora. 

A partir desse atendimento e conforme avaliação feita pelo técnico, o morador é instruído quanto aos seus direitos e encaminhado conforme sua necessidade. Ele pode ser direcionado para unidades de saúde, para a agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine Contagem), comunidades terapêuticas, entre outros serviços. “Nossa intenção é promover esse indivíduo, ajudando-o a recuperar sua autoestima e mostrando que se assim desejar, ele consegue sair dessa condição”, ressaltou Prado. 

O Centro Pop também encaminha, quando necessário, pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas para o Abrigo Bela Vista. A triagem para abrigo é feita pelo setor de Gestão de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. 

Ainda dentro da politica pública de assistência social, o morador em situação de rua tem direito ao vale social, no qual estão inclusos os cartões alimentação, do Restaurante Popular, e transporte (municipal e intermunicipal). Um dos primeiros encaminhamento feitos, segundo a coordenadora, é a retirada da primeira ou segunda via dos documentos pessoais. “90% dos moradores que chegam aqui não possuem Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título e Carteira Profissional. Nós os ajudamos a providenciar esses documentos. É o primeiro passo para reinserção na vida social”. 

Ex-morador de rua 

Rosenildo Santos de Jesus, 21 anos, sabe bem como a vida na rua é ruim. Ele foi das ruas para a cadeia, e, até hoje, carrega marcas , além de uma tornozeleira eletrônica que deixará em breve, assim que pagar tudo o que deve a justiça. “Na rua aprendi a roubar, usei drogas, fui preso e não segui o caminho de Deus. Hoje estou bem melhor. O Centro Pop e o abrigo são as minhas referências. Quem tem vontade, consegue mudar a vida. Estou conseguindo”, disse. Rosenildo é ex-morador de rua. No momento, esta procurando emprego, pois  pretende voltar para Bahia, sua terra natal . Rosenildo reconhece que cometeu muitos erros, entretanto,  foi agraciado com  a chance de mudar o rumo de sua vida. E está  mudando.

Festa Junina

Na última sexta-feira (30/06), o Centro Pop promoveu um arraiá para os moradores em situação rua. A festa começou às 11h, com muita animação, forró e comidas típicas. O evento é uma forma de incentivar a socialização, o convívio social e o reestabelecimento de vínculos afetivos. 

Centro POP – Serviço
Endereço: rua São Gotardo, nº 57, Bela Vista - Conatgem
Horário de funcionamento: 8h às 17h 

Acesso ao Centro Pop: via espontânea ( pelo próprio morador) e via  solicitação por meio das regionais administrativas, Guarda Civil de Contagem, Polícia Militar, entre outros.

   

REPÓRTER: Carol Cunha    FOTO CRÉDITO: Elaine Castro   

PUBLICAÇÃO: 03/07/2017 14:50:49

Centro Pop para moradores em situação de rua