Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Conselheiros tutelares homenageados pelos trabalhos desenvolvidos

Ação foi em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar comemorado em 18 de novembro

Elias Ramos

Conselheiros prestam um grande serviço para a sociedade, com foco nos direitos da criança e adolescente

Na manhã desta sexta-feira (17), na Casa dos Conselhos, foi promovido um café da manhã dedicado ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no sábado (18). A data é uma homenagem às pessoas eleitas pela sociedade com o objetivo de defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios.

Os conselheiros tutelares atuam na fiscalização e no recebimento de denúncias de violações de direitos. Eles são responsáveis pela aplicação das políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil.

Participaram da solenidade a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Luzia Ferreira; a presidente dos Conselheiros Tutelares, Maria José Pacheco; e o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Contagem (CMDCA), Wellington Soares.

O presidente do CMDCA, Wellington Soares, falou do apoio que é dado aos conselheiros por parte do CMDC. “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está à disposição de todos os conselheiros tutelares para ajudar a construir, e ter um diálogo aberto com todos vocês para que nós possamos construir uma política cada vez melhor para nosso município”.

Para a presidente dos Conselheiros Tutelares de Contagem, Maria José Pacheco, ressaltou a importância de que os conselheiros se unam, como uma classe, para estruturar um regimento. “A cada ciclo passado pelos conselhos tutelares com muitas conquistas não pode ser deixado de lado. Temos que procurar entender melhor qual a nossa função, o cargo que ocupamos exige um reconhecimento legal, juridicamente, falando nas intepretações da lei, e acho que isso precisa ser colocado em discussão, pois no dia a dia nós já estamos buscando esse reconhecimento”, disse. 

before

Secretária Luzia Ferreira falou sobre a importância do Conselho Tutelar

  Em sua fala a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Luzia Ferreira, expôs a sua vivência em acompanhar, de forma efetiva, as ações dos conselhos, seja como parlamentar, ou como gestora na área de políticas sociais nos quais os conselhos estão vinculados. “Essa é uma grande conquista da sociedade brasileira a existência do estatuto da criança e do adolescente, para proteção da violação de direitos dessa população, definida na Constituição como uma prioridade da atuação do estado e do que tem dentro do Estado, não só como poder público, mas todos os órgãos, inclusive a sociedade civil. Os conselheiros tutelares vêm para concretizar a defesa, a proteção, a garantia desses direitos previstos”, ponderou. 

Atualmente  Contagem possui 30 conselheiros tutelares, que estão distribuídos nos seis conselhos tutelares, são eles: Conselho Tutelar Eldorado, Vargem das Flores, Industrial, Petrolândia, Nacional e Ressaca.  Além dos seis conselhos, desde 14 de setembro está funcionando na cidade o plantão para melhor atender a população.

Plantão 

Instalado pela prefeitura, em meados de setembro, o plantão serve para o recebimento e averiguação de denúncias referentes à violação de direitos das crianças e adolescentes. 

O plantão funciona em dois turnos, um entre 17h e 05h e outro das 20h às 08h. Ficam à disposição da população, nesses turnos, dois plantonistas. O plantão funciona na forma de sobreaviso, ou seja, o conselheiro fica à disposição na sua residência não podendo sair do município .

 O fluxo de atendimentos ocorre como já existia, caso seja preciso, as pessoas podem ir à sede do plantão que fica na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, dentro da Guarda Civil. O local possui uma sala do Conselho Tutelar com toda infraestrutura para o acolhimento das denúncias feitas pela população. 

O número do plantão é  3911-9069. É disponibilizado também nos conselhos tutelares um número de celular. A pessoa entrando em contato nessas centrais de atendimento, o conselheiro recebe a denúncia, passa a orientação e caso, seja necessário, se desloca para o local para fazer a averiguação.

Mais informações:

Plantão: 3911-9069 

Conselho Tutelar Eldorado
Rua França, 767, Eldorado.
3395-4196 / 3911-7139 / 3396-3572

Conselho Tutelar Vargem das Flores
Rua LV 30, 2052, Nova Contagem.
3911-7032 / 3352-5476 / 99976-5006

Conselho Tutelar Industrial
Rua Rodolfo Jacobi, 180, Industrial.
3361-3413 / 99680-4896

Conselho Tutelar Petrolândia
Rua Ipiranga, 8, Petrolândia
3352-5755 / 335-3381

Conselho Tutelar Nacional
Rua Quintino Bocaiúva, 1036, Pedra Azul.
3352-5614 / 3352-6119

Conselho Tutelar Ressaca
Rua Campina Verde, 145, Novo Progresso.
3352-5602

   

REPÓRTER: Ketrily Andrade   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos    

PUBLICAÇÃO: 17/11/2017 16:52:23

Comemoração Dia do Conselheiro