Logo
   

Regional Nova Contagem recadastra benefciários do Bolsa Família

As famílias incluídas no Bolsa Família devem fazer o recadastramento na Regional Nova Contagem até o dia 17 de julho. Após essa data, todos os beneficiados pelo Programa do governo federal, com cadastros realizados até 2007, deverão atualizar seus dados na Central de Atendimento do Bolsa da Família ou pontos de atendimento disponibilizados nas regionais de Contagem, até 30 de outubro.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza, com rendimento mensal de até R$ 137 por pessoa. O Programa integra a estratégia Fome Zero, do governo federal, que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza. Além de fazer o recadastramento, para permanecerem no Programa, as famílias têm de cumprir as condicionalidades - compromissos assumidos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social.

Em 2008, para comemorar o cumprimento da meta de atendimento do Programa Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na cidade, que foi escolhida para sediar a cerimônia pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias por haver se destacado nacionalmente na gestão do Bolsa Família.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Rangel, o recadastramento do Bolsa Família é de fundamental importância para que a família continue a receber o benefício. "Além disso, faz com que possamos atualizar os cadastros. É uma maneira de controle social e averiguação dos dados", completou o secretário.

O diretor do Bolsa Família em Contagem, Lincoln Ferreira da Silva, destacou que com o recadastramento, o município pode atualizar ou mesmo fazer a inclusão de novas famílias no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. "O CadÚnico funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda e deve ser atualizado a cada dois anos. Também é por meio dele que as família são selecionadas e integradas a programas sociais", explicou.

O diretor também informou que esse é o terceiro recadastramento feito pelo município. "A meta é recadastrar cerca de 20 mil famílias atendidas pelo programa em Contagem"..

Documentação necessários para o recadastramento (original e cópia):

- Cartão Bolsa Família;
- Carteira de identidade, de trabalho, título de eleitor e CPF do responsável legal e de todos os moradores maiores de 18 anos;
- Carteira de trabalho e Previdência Social de todos os moradores maiores de 18 anos (xerox da folha com a foto, na qual consta o nome dos pais e da folha com o nome da última empresa trabalhada com data de saída, ou da empresa atual, se estiver trabalhando);
- Certidão de nascimento das crianças e adolescentes até 17 anos;
- Último contracheque de todos os moradores maiores de 18 anos que trabalham;
Extrato do último pagamento, em caso de pensionista, aposentado ou servidor público;
- Conta de água, luz, ou telefone recentes;
- Declaração escolar recente de todas as crianças e adolescentes que estudam;
- Caso o responsável pelo cadastro não seja pai ou mãe, é necessário o Termo de Guarda de todas as crianças.

Pontos de atendimento

Nova Contagem - 23/6 a 17/7 - Igreja Assembleia de Deus (R. Jaraguá, 253 - Estaleiro
Nacional - 21/7 a 14/8 - Igreja Nossa Senhora Conceição (R. Henriqueta Mendonça Rigolon, 40 - Bairro Sra. da Conceição)
Petrolândia - 18 a 28/8 - Centro Cultural do Petrolândia/São Luis (R. Monte Belo, 57 - São Luis)
Ressaca - 1º/9 a 15/9 - Casa da Família (R. Rodrigues Cunha, 227 - Ressaca)
Sede - 17/9 a 2/10 - Regional Sede (rua Manoel Pinheiro Diniz, 352 - Centro)
Icaivera - 05/06/07/08 e 13/14/15 de outubro - Igreja Comunidade Nossa Senhora da Paz (R. Milton Alves do Vale, 53 - Darci Ribeiro)
Industrial - 20/10 a 30/10 - Associação Comunitária do bairro Industrial (R. Manoel Antônio Xavier, 291 - Industrial 3ª Seção)

Central de Atendimento do Bolsa Família
Rua Portugal, 20 - Bairro da Glória
Telefones: 3352-5418 / 5367

   

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Social

PUBLICAÇÃO: 07/05/2009 15:14:57