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Prefeitura Municipal de Contagem
   

Desafios da UPA Ressaca na visão de servidores e pacientes

Comitiva da Secretaria de Saúde e Comissão da Câmara Municipal percorre unidade de pronto-atendimento

Adelcio R. Barbosa

O secretário Bruno Diniz fez parte da comitiva que ouviu servidores e pacientes

Representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de Contagem visitaram a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Ressaca nesta segunda-feira (13) para conhecer a estrutura física do prédio, os fluxos de atendimento e para ouvir os pacientes.

O secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz, percorreu a UPA acompanhado de uma equipe da Secretaria de Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara. Eles conversaram com profissionais e pessoas atendidas na unidade.

A UPA Ressaca registra uma média de 200 atendimentos ao dia e conta com dois clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um médico horizontal, segundo o diretor da unidade, Gustavo Elias do Couto.

A função do médico horizontal é acompanhar a evolução do quadro clínico dos pacientes que estão na observação e na emergência e, se for necessário, auxiliar no atendimento aos usuários que estão na sala de espera. É o profissional que concentra todas as informações clínicas dos pacientes e tem capacidade de tomar decisões a partir de uma visão geral dos diagnósticos.

A técnica de enfermagem Monique Lourenço Carquejeiro Cabral foi uma das pessoas ouvidas durante a visita. “Trabalho aqui desde 2011. Pudemos perceber ao longo deste ano que o atendimento já não demora como demorava, os medicamentos não estão faltando tanto, a higienização e a limpeza melhoraram e temos tido acesso aos gestores”, afirma.

Avanços

Bruno Diniz destacou os avanços na UPA Ressaca desde o início do ano. “Diante da falta de profissionais, medicamentos e insumos que encontramos, contratamos mais pessoas e fizemos os reabastecimentos necessários. Melhoramos muito o serviço de limpeza e, consequentemente, as condições de higiene da unidade, bem como melhoramos a manutenção elétrica, hidráulica, de gases medicinais e predial dessa e das demais UPAs da cidade. Precisamos destacar também a contratação de dois pediatras. Não há mais reclamação na Ouvidoria sobre falta de atendimento pediátrico na unidade”, disse.

O secretário reafirmou o compromisso com a melhoria da prestação dos serviços na UPA Ressaca. “No próximo ano vamos implantar o raio-x digital e estamos finalizando a contratação de um software para implantar o prontuário eletrônico e possibilitar a gestão integrada com toda a rede. Vamos, ainda, com recursos próprios, fazer uma reforma adequada, buscando melhorar a utilização dos espaços da unidade e atender às especificações da Vigilância em Saúde. Há ainda muito o que fazer, mas estamos avançando”.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 13/11/2017 17:50:51