Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Atendimento agilizado com unidades de saúde informatizadas

Com os computadores interligados será possível implantar o Cartão Saúde Integrada

Adelcio R. Barbosa

Os computadores das unidades de saúde estão sendo interligados por fibra ótica

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, deu início a um importante trabalho de informatização qualificada da rede SUS no município. Todos os computadores das Unidades Básicas de Saúde  (UBSs), Hospital Municipal e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estão sendo interligados com utilização de fibra ótica.

A implantação desse sistema está em fase inicial e a previsão é a de que seja concluída no final do ano. De acordo com a secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marilene Chaves, a instalação de fibra ótica e a  interligação dos equipamentos eletrônicos vai viabilizar a implantação do SUS Eletrônico.

“A gestão da informação atual é muito precária. Em muitas unidades, o atendimento ao cidadão ainda é feito com papel e caneta. Com a informatização, será possível desenvolver um prontuário eletrônico, com todo histórico desse paciente”,  explicou Marilena.

Ela destaca que a interligação das unidades também é o primeiro passo para a implantação do Cartão Saúde Integrada, uma das promessas de campanha do prefeito Alex de Freitas. “Todo medicamento, consulta e resultado de exame será lançado  no cartão. Essa mudança provocará uma revolução no atendimento, que ficará mais qualificado e ágil”, disse.

A informatização agilizará a marcação de consultas e exames, que será em tempo real. Hoje, como não existe comunicação entre os computadores, o processo é moroso, podendo demorar até 20 dias após o pedido do usuário.

Para consolidar esse processo, 498 computadores novos foram adquiridos e distribuídos nas UBSs. Além disso, alguns profissionais foram selecionados e treinados para utilizar o programa e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), que será instalado em parceria com o Ministério da Saúde.

   

REPÓRTER: Carol Cunha   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 17/04/2017 13:05:24