Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Aterro sanitário mais verde com o plantio de 500 mudas

Conservação de Área de Preservação Permanente é fundamental para a qualidade de vida no município

Ricardo Lima

Entre as espécies plantadas na APA do aterro estão ipês e oitis

A prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq), está revitalizando a Área de Preservação Permanente (APP) do aterro sanitário da cidade com o plantio de mais de 500 mudas de árvores de espécies variadas. A manutenção do cinturão verde é fundamental para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos, principalmente das grandes cidades.

O plantio de mudas está previsto na legislação municipal e é uma condicionante para o funcionamento do aterro. O objetivo da conservação da APP é auxiliar na recuperação atmosférica, filtrar o ar poluído e proteger os solos de áreas vulneráveis. Manter a reserva preservada possibilita também a valorização da paisagem e do patrimônio natural.

Nas APPs são desenvolvidas atividades educativas sobre preservação ambiental. O vice-presidente da Conparq, Irineu Inácio da Silva, ressalta que a conservação das áreas verdes é uma das preocupações da atual gestão. “Temos um programa que quer transformar Contagem, que é um grande polo industrial, em uma cidade verde, cuidando da vegetação nativa e propiciando um ambiente melhor para as pessoas”, afirma.

Para a conservação da APP foi feito um levantamento junto à Conparq de quais mudas estavam disponíveis. Também foi feita uma análise sobre as árvores que melhor se adaptam ao local. Entre as espécies selecionadas estão ipês, mulungus, resedás, oitis, sete cascas e outras nativas do cerrado.

   

REPÓRTER: Nayara Vianna   FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima   

PUBLICAÇÃO: 12/05/2017 16:21:56

Plantio de árvores no aterro sanitário