Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Contagem fortalece parceria no escoamento de produtos por trilhos

Vice-prefeito William Barreiro visita pátio da VLI, no Eldorado

Elias Ramos

William Barreiro foi ver de perto o funcionamento do transporte por trilhos

Contagem está localizada em um ponto estratégico para o escoamento de soja, milho e fertilizantes, que são transportados por trilhos, em linhas gerenciadas pela empresa de logística integrada VLI. O vice-prefeito William Barreiro foi conhecer de perto as instalações do pátio ferroviário no bairro Eldorado, na  quarta-feira (26). Ele estava acompanhado do administrador regional, Wagner Assis Rosa.

Dos cinco corredores logísticos, o Centro/Leste, que contempla Contagem e outras doze cidades, é considerado o mais importante. Cerca de 10% da exportação de grãos de todo o Brasil passam pelo município, sendo que a região abrange, aproximadamente, 48% do volume transportado pela empresa. Atualmente, 100 funcionários atuam em operações feitas 24 horas.

O supervisor de operações Samuel Viza destacou o fluxo de carregamentos do pátio. “Temos um volume/mês de 700 mil toneladas de grãos passando só nessa região, que seguem para o porto de Vitória. Todos os dias saem aproximadamente 90 vagões carregados. Aqui é o pátio principal, que chamamos de rota do grão”, informou.

William Barreiro enfatizou a importante contribuição do município para o corredor logístico. “É um privilégio para mim como cidadão contagense ter a oportunidade de visitar esse pátio. É muito bom saber que Contagem está incluída nesse processo tão grandioso, que é a participação no desenvolvimento econômico do país. Viemos aqui para dizer que estamos abertos a parcerias com a empresa, que é bem administrada, visando estreitar as relações com o Poder Público. A maior beneficiária é a população”, afirmou.

Flávio Henrique Rodrigues, analista de relacionamento institucionais da VLI, apontou a interação entre as entidades. “O objetivo dessa visita é para que a VLI tenha mais proximidade com essa atual administração, porque temos uma interface grande com as comunidades de Contagem. Então, é importante essa relação amistosa para desenvolvermos ações mais eficientes na região”, disse.

Responsabilidade social

A VLI é uma empresa de logística integrada, que atua em carregamentos nos terminais, transporte pelas ferrovias e descarga nos portos, contribuindo com a expansão de vários segmentos, como o setor agrícola e de minerais, produtos industrializados e siderúrgicos.

Em Contagem,  são desenvolvidas ações sociais por meio do programa “Braços Abertos”, que recebe alunos de escolas públicas e particulares, grupos de pessoas organizadas por associações de bairro e representantes de repartições públicas para viistas guiadas no pátio ferroviário. A empresa desenvolve projetos sociais em creches e escolas públicas.

Também contribui na geração de emprego, dando prioridade à valorização e contratação de profissionais da cidade, fomentando a economia local.

   

REPÓRTER: Anderson Pena   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 26/07/2017 17:31:08

Vice-prefeito William Barreiro visita o pátio da FCA/VLI em Contagem