Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Delegação chinesa chega à cidade para fortalecer laços

Chineses chegam a Contagem para tratar parcerias comerciais e investimentos em infraestrutura

Em decorrência da repercussão da missão à China, promovida em maio deste ano pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade receberá uma delegação chinesa de 16 a 18 de julho. Foi preparada uma agenda para tratar de exportação, instalação de empresa chinesa de ponta, além de investimentos em infraestrutura. A visita também visa estreitar os laços entre Jiaxing e Contagem e é um passo importante para a continuidade dos planos para atração de investimentos e projetos de cooperação técnica em áreas como planejamento urbano, meio ambiente, cultura, esportes e afins. 

Será feita uma recepção com a presença de autoridades e instituições da cidade e do estado no auditório da sede da Prefeitura de Contagem. Na ocasião, serão apresentados alguns projetos do município na área de mobilidade urbana e as faculdades Una e Puc apresentarão os projetos que desenvolvem na cidade. Também serão promovidas visitas a empresas instaladas em Contagem e um encontro na Federação de Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). 

Foram reestabelecidos os vínculos com a cidade na área de investimentos e intercâmbio por meio de encontros com empresários dos setores industriais, de alimentação e tecnologia, visando novas parcerias com a Federação de Indústrias de Jiaxing e empresas chinesas.

A missão China 2017 faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para atração de investimentos internacionais, dando continuidade à construção de projetos de cooperação entre as duas cidades, além de estabelecer maior relação na área econômica para busca e concretização de futuros investimentos e marcar a importante vocação internacional que Contagem possui.

A aproximação da Prefeitura de Contagem com a China é contínua. Em junho, executivos da empresa chinesa Quectel, foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela. Os executivos visitaram o Brasil com intuito de conhecer cidades com capacidade para instalação da primeira filial brasileira. Contagem foi uma das contempladas por seu forte potencial de logística, inovação e empreendedorismo.

Saiba um pouco sobre Jiaxing

Jiaxing está localizada no nordeste da província chinesa de Zhejiang e entrou para a história moderna da China por ter abrigado o primeiro Congresso do Partido Comunista Chinês. Em 1921, depois de serem perseguidos pela polícia em Shanghai (cidade que fica a 100 quilômetros de Jiaxing), os delegados foram obrigados a se deslocarem para Jiaxing e concluir a reunião inaugural do partido dentro de um barco, sobre as águas de Nanhu (Lago Sul). 

Na condição de cidade com características econômicas em comum com Contagem, os municípios estabeleceram cooperação econômica com base na troca de experiências, intercâmbio entre distintos setores produtivos, na troca de visitas de câmaras de comércio, missões empresariais, na participação em feiras, com o intuito de ampliar o fluxo econômico entre ambas as localidades.

   

REPÓRTER: Stella Santiago  

PUBLICAÇÃO: 14/07/2017 18:22:25