Logo
   

Conferência da Saúde Mental abre comemorações do 18 de maio

Na terça-feira, 15 de maio, a Prefeitura de Contagem realizou a 1ª Conferência da Saúde Mental na Atenção Básica. A atividade abriu a programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Contagem, celebrado em 18 de maio. A conferência teve como objetivo discutir a formação dos profissionais da rede de saúde, além de refletir sobre a organização da saúde mental na Atenção Básica.

Durante a abertura da Conferência, a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Medrado, explicou como está organizado o atendimento em Saúde Mental hoje em Contagem e apresentou as ações previstas. "Com o lançamento do Programa Mais Saúde tivemos grandes conquistas para a Saúde Mental, um exemplo é à abertura do Caps AD. Mais investimentos serão realizados até o final do ano".

A representante do Conselho Regional de Psicologia, Marta Elizabete de Souza, falou sobre a participação do município nas comemorações do 18 de maio. "Contagem participa todos os anos das comemorações. O que é muito importante, pois reforça o compromisso da cidade pela Luta Antimanicomial".

Os 100 trabalhadores da saúde de Contagem presentes na Conferência também assistiram a palestra do psiquiatra Renato Araujo.

Além da Conferência, a Semana será marcada por diversas atividades em comemoração ao 18 de maio. Há 25 anos o Brasil comemora a data, que marca a transferência do foco do tratamento da instituição hospitalar para uma rede de atenção psicossocial, que visa promover a inclusão social e o resgate da cidadania da pessoa com transtorno mental


Programação:

16 de maio - Sessão Cinema
Local: Espaço do Saber
Horário: 13h30

17 de maio - Evento: "A gente não quer só remédio quer remédio diversão e arte"
Local: Parque Ecológico
Horário: 14h às 17h
No evento haverá apresentação do Tambor da ONG Ser Parte, exposição de produtos dos serviços de saúde mental, apresentação dos usuários do centro de convivência e do coral da USF Santa Helena formada por usuários.

18 de maio - Desfile em BH - "SUStentar a diferença: Saúde não se vende, Gente não se prende"
Local: Av Afonso Pena
Horário: 14h

24 de maio - 29 de junho - Mostra "Memória da Loucura"
Local: Hall da Prefeitura Municipal de Contagem
Horário: 8h às 18h

 

 

 

 

   

FONTE: Secretaria de Saúde

PUBLICAÇÃO: 16/05/2012 12:15:29