Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Almoço de Natal regado à solidariedade em Nova Contagem

Foram preparadas 2.500 refeições para a confraternização no restaurante popular, que contou com a presença ilustre do Papai Noel

Cassio Matias

O clima de Natal tomou conta do restaurante popular de Nova Contagem

Natal é tempo de celebrar a vida, inclusive a fartura na mesa. Melhor ainda se o banquete for de graça e regado à solidariedade. Em Nova Contagem foi assim: o restaurante popular ofereceu um almoço gratuito à comunidade no dia 25 de dezembro.

Foi preparada quantidade suficiente para 2.500 refeições. Comida saudável, de qualidade, saborosa e muito nutritiva. No cardápio tinha arroz à grega, tutu de feijão, pernil ao molho de laranja e salada colorida, além de suco e doce de sobremesa. Como não podia deixar de ser, o Papai Noel passou pelo restaurante popular distribuindo sorrisos e balas.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e o vice, Willian Barreiro, participaram da confraternização natalina. Eles percorreram as mesas, cumprimentaram as pessoas e depois almoçaram. Antes da refeição, uma oração em agradecimento. Alex e William também aproveitaram para visitar a cozinha do restaurante e conversar com os funcionários.

Segundo o diretor-geral de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento de Contagem, Waltecir Gonçalves Xavier, a iniciativa do almoço solidário foi do próprio prefeito. “Ele nos procurou e falou sobre a ação, mais uma que vem sendo desenvolvida junto à comunidade”, disse.

Alex de Freitas ressaltou o empenho da gestão para aprimorar os serviços relativos à segurança alimentar. “Essa é uma política pública das mais importantes. Fizemos um esforço imenso neste ano para reorganizar toda a estrutura dos restaurantes populares e das cozinhas comunitárias, melhoramos muito a qualidade dos alimentos e produtos que são oferecidos. Hoje é um dia especial e não podíamos deixar de vir a esta confraternização com a comunidade, de prestigiar esse evento. E estamos mobilizando mais esforços para que no ano que vem a gente consiga melhorar ainda mais o serviço, inclusive o nível de satisfação com o restaurante popular, que é de mais de 98%, segundo levantamento feito, para que ele chegue a 100%, como a população merece”, destacou.

before

Acompanhado da primeira dama, Luciana de Freitas, o prefeito e o vice participaram da celebração

Washington Luiz foi uma das pessoas que aproveitou o dia para degustar o almoço de Natal. Conhecido pelos funcionários do restaurante popular, ele mora no bairro Icaivera e trabalha como pedreiro e pintor em Nova Contagem. Por isso, almoça cotidianamente no local. “Estou sempre degustando essa comida balanceada e saudável oferecida aqui. Essa ação de hoje é mais do que louvável. Além de beneficente, é uma oportunidade de confraternização, já que nos sentamos à mesa junto de pessoas que ainda não conhecíamos e com quem podemos conversar”, afirmou.

A coordenadora de Nutrição dos restaurantes populares de Contagem, Jéssica Fróes, aponta a mobilização para o almoço solidário de Natal. “Mais de 50 pessoas envolveram-se nessa preparação, todas de forma voluntária, entre funcionários dos três restaurantes populares e alguns de seus familiares”.

Foram preparados 240 quilos de arroz, 90 quilos de feijão, 520 quilos de carne, 30 quilos de linguiça calabresa, 30 quilos de bacon, nove pentes de ovos e mais de 400 quilos de produtos de hortifruti.

A gerente de Qualidade dos restaurantes populares de Contagem, Paulina Vásquez, ressalta que é preciso ter muita atenção com a higiene. “Estamos muito alinhados com as normas e recomendações da Vigilância em Saúde e do Conselho de Nutricionistas, por meio da adoção de procedimentos padrões em todos os processos de trabalho, da inspeção e da atenção às instalações onde os alimentos são preparados, e da oferta constante de treinamentos aos funcionários”.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 26/12/2017 16:02:06