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Prefeitura Municipal de Contagem
Unidades de Saúde Mental
Orgão: Secretaria de Saúde

Acolhimento aos usuários com transtorno mental, familiares e cuidadores: 1-Diagnóstico, tratamento e cuidados aos usuários com transtornos mentais. 2-Acolhimento e tratamento diferenciado nos períodos de crise, garantindo a proteção ao usuário e seus familiares e cuidadores. 3-Ações visando evitar internações desnecessárias e no acolhimento e garantia de tratamento continuado aos pacientes egressos de hospitais psiquiátricos. 4-Ações visando à reabilitação psicossocial, inclusão do usuário na cidade e suas possibilidades. 5-Ações visando à mudança na cultura de exclusão dos portadores de transtornos mentais. 6-Garantia de fornecimento e monitoramento no uso adequado de medicação psiquiátrica.

Público alvo

Usuários do município com transtornos mentais.

Exigências / Critérios

Os usuários em crise, crianças, e os que tiverem sua autonomia comprometida (não conseguem circular sozinhos, se colocam em risco ou a outras pessoas) devem comparecer sempre acompanhadas de responsável ou familiar.

Documentação necessária

1- Comprovante de Residência (exemplo: conta de água, luz, telefone, correspondências), no nome da pessoa responsável pela residência.

2 - Apresentação do documento de identidade com foto, sendo aceitos: Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista no modelo novo. Certidão de nascimento dos menores.

3 - Cartão de Vacina dos usuários menores de 15 anos.

4 - Cartão de Registro da Unidade, toda vez que necessitar de realizar qualquer procedimento na unidade

5 - Apresentação do encaminhamento da equipe a qual pertence (guia de referência e contra- referência toda vez que necessitar de Atendimento

Onde solicitar

Os usuários que apresentarem sofrimento em função de transtornos mentais já identificados ou suspeitados, devem procurar ajuda nas equipes de PSF ou nos Centros de Saúde, que estarão capacitados para acolher e dar o devido encaminhamento ao problema. Nos casos de crise de agitação ou agressividade, podem procurar as equipes responsáveis por seu acompanhamento – Unidades de Referência, Centros de Saúde ou CAPS. Caso seja a primeira crise, devem comparecer às unidades ou fazer contato telefônico para as providências.

Onde é executado
CAPSI -  Rua Urucuri nº 130, Novo Eldorado. Telefone: 3356-3307 e 3392-1927
CAPS III ELDORADO - Rua Marguerita Fontanarezza nº 106, Eldorado. Telefone: 3355-1558 e 3352-2252
CAPS AD - Rua Sevilha nº 110, Santa Cruz. Telefone: 3398-7378 e 3398-9922
CAPS III SEDE - Rua Felisbino Pinto Monteiro nº 1099, Praia. Telefone: 3352-5822 e 3352-7215
CENTRO DE CONVIVÊNCIA HORIZONTE ABERTO - Rua Livorno nº 96, Santa Cruz. Telefone: 3352-5350