Logo

Sistema para prestação de serviços eletrônicos aos contribuintes de tributos municipais e outros usuários.

Fundamentação legal:
Lei Municipal 1.611, de 30 de dezembro de 1983, que instituiu o Código Tributário do Município de Contagem - CTMC com suas alterações posteriores.

 

ATENÇÃO: JÁ ENCONTRA-SE DISPONÍVEL O FORMULÁRIO PARA PARCELAMENTO DE DÉBITOS

Clique aqui e acesse o requerimento para parcelamento de débitos.


AGORA, COM EMISSÃO DE GUIA DE RECOLHIMENTO PELA ÁREA PÚBLICA DO PORTAL! ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA COMO É FÁCIL.:

Clique aqui para acessar o Portal Receita Online

Clique aqui para acessar o Manual do Usuário da Receita Online

Público alvo

Contribuintes de tributos municipais: emissão de carnê de IPTU do exercício em curso, emissão de guias de recolhimento de tributos, consultas de pagamentos efetuados e de débitos pendentes, emissão de certidões negativas ou positivas com efeitos de negativa de débitos municipais, consulta da autenticidade de certidões emitidas e emissão de espelhos dos cadastros mobiliário e imobiliário.

Outros usuários: emissão de carnê de IPTU do exercício em curso, emissão de certidões negativas ou positivas com efeitos de negativa de débitos municipais, consulta da autenticidade de certidões emitidas.

Exigências / Critérios

Os serviços são disponibilizados em duas áreas distintas: área pública (sem uso de senha) e área restrita (com uso de senha).

Serviços disponibilizados na área pública: emissão do carnê de IPTU do exercício em curso, emissão de certidão negativa de débitos ou positiva com efeitos de negativa, e conferência da autenticidade da certidão emitida pelo sistema. Também são disponibilizadas nessa área os serviços de solicitação de acesso para utilização da área restrita, e de "esqueci minha senha", e "fale conosco".

Serviços disponibilizados na área restrita: emissão de guias de recolhimento, consulta de débitos pagos e pendentes, e emissão de espelhos cadastrais.

Observação: quando exigida a informação do índice cadastral do imóvel ou da inscrição municipal do contribuinte, não se deve digitar o algarismo correspondente ao dígito verificador, que é sempre 0 (zero).

Acesse o sistema on-line
Onde solicitar

Solicitação de acesso à área restrita

Após acessar o sistema on-line através do link acima, o contribuinte que desejar utilizar os serviços contidos na área restrita, deve preencher o formulário eletrônico disponível na opção solicitação de acesso e clicar no botão confirmar. Após a homologação de sua solicitação pela Receita Municipal, ele receberá por e-mail a senha a ser utilizada em seu primeiro acesso à área restrita.

Ajuda / informações

Na 1ª tela que o sistema apresenta ao ser acessado:
1)Clique no símbolo ? para obter informações sobre a utilização do sistema.
2)Acesse o serviço de fale conosco para dúvidas, sugestões e reclamações.

Onde é executado

Prefeitura Municipal de Contagem, através da Secretaria Municipal Adjunta da Receita, órgão ligado à Secretaria Municipal de Fazenda.